Srta. Fantasia: Resenha Literária: Peter Pan

21 junho 2015

Resenha Literária: Peter Pan


Olá unicorn! Como vai ? Eu vou bem (caso queira saber). Hoje, depois de sumir totalmente, vim trazer uma resenha (ah, vá, sério? pensei que você tinha escrito de alegre mesmo, Bia)... Antes de mais nada, queria deixar bem claro aqui que eu sou completamente apaixonada pelo Peter Pan (~me julguem), então não se surpreendam caso, no meio da coisa toda, eu queira falar da minha ENORME vontade de ir para Neverland, mesmo contando com o fato de que ela não exista! c:

Ah! Essa resenha contém alguns spoilers. Caso quiser lê-los, é só selecionar com o mouse, ok? Agora chega de enrolação. Vamos para a resenha? É só ler a postagem completa!


Resenha:

Nome: Peter Pan
Autor: J.M. Barrie (um gênio)
Editora: Zahar
Nota: 🌟🌟🌟🌟🌟

Opinião pessoal: Acho que nenhum filho de Deus no mundo pode negar que Peter Pan é um conto apaixonante. Pelo menos para mim, é uma história mágica. Se tem uma coisa que as pessoas perdem ao longo dos anos é a esperança, a inocência e a alegria, e esse livro traz de volta à tona tudo aquilo que com o tempo esquecemos. Finalmente, agora já tarde, entendo o sentimento de Peter Pan, o desejo de ser uma criança para sempre. A diferença é que ele acordou para a realidade mais cedo.

Frase favorita:


Personagens favoritos:

Peter Pan [óbvio]: O mais amado por mim. Tem uma mente brilhante e um jeito bem... largado, por assim dizer. Só lendo para entender.

Wendy Darling [óbvio 2]: Amo essa garota! O jeito sutil dela me encanta. É uma que queria crescer e, pelo menos por um tempo, foi contagiada por Peter.

Gancho: Podem me estrangular, nada muda o amor que sinto por esse pirata. Lendo, conseguimos entender que, por trás do vilão com sede de sangue, está um homem normal, até sensível, e que *spoiler* somente tem um desejo incompreendido de companhia, e, assim como os meninos perdidos, quer uma mãe. *spoiler*

Firula: Esse garoto é hilário. No decorrer do livro, vocês o conhecerão melhor. O tempo todo ele faz um monte de trapalhadas e arruma confusões. É ele quem *spoiler* atira a flecha na Wendy no começo! *spoiler*

Magrelo: Ele marca o livro. Marca de um jeito que, se você for como eu, nunca mais vai esquecer quem era esse menino perdido. Tem um jeito todo nariz-empinado, mas consegue ser humilde quando quer.

E o final?:

[para ler aqui em baixo, você precisa selecionar com o mouse c;]

Eu chorei no final. Fiquei profundamente triste na página 242, onde o autor conta que os meninos deixaram de acreditar conforme cresciam , mas foi no final que chorei. A verdade é que Wendy, ao se tornar adulta, depois de muitos anos, recebe uma visita de Peter, que não sabe que ela cresceu. Aí acontece uma cena comovente, e não posso contar mais, senão estraga toda a magia do livro.

Comentários sobre o autor:

Gente, que autor mais incrível! Além de ter escrito minha história favorita, ele cativa o leitor. O jeito como ele escreve faz com que nós queiramos ler mais. Ele conversa com a gente, interage com os personagens, nos coloca dentro da história. Em uma parte do livro (página 82, no último parágrafo) ele simplesmente diz: "Agora, vamos matar um pirata (...)." Só. Ele mata um pirata, apenas para nos mostrar como é. Realmente, o tal pirata saiu do livro. J.M. Barrie se impõe, como se dissesse "eu sou o rei da bagaça, eu faço o que eu quiser, então vou por meu dedo aqui e matar um pirata". Ele não apenas narra a história, como mostra que a conduz, e, ao mesmo tempo, em alguns trechos, fala como se não pudesse controlar o que está acontecendo, como se a história fosse real! É magnífico.


Bom, agora já falei demais (vai se acostumando), e por hoje é só. Voltarei no dia 25/06, à meia-noite (meu aniversário), trazendo meus presentes de aniversário (que foram só livros), ok?

Até sexta!
~aceno~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o link do seu blog ~ou qualquer coisa assim~ no fim do comentário para eu poder retribuir a visitinha c;

Sugestões e críticas são muito bem-vindas, mas nada de ofensas!

Nunca ofenda ninguém por meio dos comentários, e palavras de baixo calão não serão aceitas!

obs.: todos os comentários passam por moderação, então se desobedecer as regras não espere que seu comentário apareça por aqui, ok? Caso contrário, todos os comentários serão bem-vindos. c;